segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ursos polares podem desaparecer em 20 anos


As mudanças climáticas podem chegar a um nível perigoso em 20 anos se nada for feito para impedir o aquecimento global, segundo um estudo do grupo ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Se continuar no ritmo de agora, a Terra estará 2ºC acima dos níveis pré-industriais entre os anos de 2026 e 2060, diz a pesquisa de Mark New, da Universidade de Oxford.

As temperaturas no Ártico podem aumentar em até três vezes com base nesse número, diz ele, o que levaria ao derretimento de geleiras e ao fim da vegetação de tundra, causando a morte de ursos polares e outros animais.

"O que acontece com o modelo de clima global é que o aquecimento devido ao efeito estufa vai reduzir a quantidade de neve e superfícies de gelo no Ártico, o que por sua vez vai produzir um aquecimento maior devido à maior quantidade de radiação solar absorvida pela terra e pelo oceano", diz ele.

Gelo e neve refletem mais radiação solar para o espaço do que superfícies não congeladas.

De acordo com a WWF, o derretimento do gelo durante o verão ocorre a uma taxa de 9,6% por década, o que pode causar um eventual desaparecimento de gelo durante os meses de verão.

Além disso, a vegetação boreal vai se expandir mais ao norte, substituindo cerca de 60% da vegetação de tundra, ambiente vital para a reprodução de muitos pássaros.

"Se não agirmos imediatamente, o Ártico logo se tornará irreconhecível", diz Catarina Cardoso, diretora de mudanças climáticas da WWF na Grã-Bretanha.

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/01/050130_wwfcl.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário