segunda-feira, 5 de julho de 2010

Renove, reúse, recicle

Os tempos de aquecimento global pedem mudanças de atitude. Em vez de comprar tudo novo para a casa, que tal dar uma segunda chance a peças que você já tem? Nestes dois ambientes, uma designer e um fotógrafo dão 15 dicas para reaproveitar móveis e objetos de um jeito transado. A decoração ganha personalidade e o planeta agradece.


Tecidos transformam o quarto

Recuperar móveis antigos sempre fez parte do trabalho da designer de interiores Neza Cesar. "Gosto de dar um olhar moderno a peças que falam ao coração", diz. Para decorar o quarto de hóspedes de sua casa, ela renovou com pintura e decupagem (colagem de tecido) a cômoda herdada da mãe, transformou um caixote em criado-mudo e criou uma cortina rápida: apenas pendurou o tecido no varão. Da mesma forma que recicla móveis e objetos, Neza também faz adaptações na planta da casa. Um exemplo? Este quarto tem uma janela voltada para o terraço, que foi fechado para acomodar o canto de trabalho da moradora. "Como só recebo pessoas muito próximas, a abertura não incomoda."

Móveis feitos pelo morador
Depois de passar 15 anos em Nova York, o fotógrafo Carlos Emilio de Sá e Silva retornou ao Brasil há três. "Não sabia se a mudança seria definitiva. Por isso, decidi alugar este apartamento e decorá-lo com peças que pudesse levar embora", conta. Na bagagem dos Estados Unidos, vieram as duas cadeiras assinadas pelo designer egípcio Karim Rashid. "Ganhei do próprio Karim, em troca de fotos para o livro dele." Outro trabalho, para a revista Martha Stewart Living, rendeu a idéia da escrivaninha. "A reportagem sugeria uma mesa feita de módulos com rodízios e um tampo apoiado sobre eles", diz. "Consegui reproduzi-la aqui."

Reportagem Visual: PAULO LAGRECA
Texto: LÚCIA SANTOS GUROVITZ
Fotos: CÉLIA MARI WEISS

Nenhum comentário:

Postar um comentário